Quarta, 09 de Outubro de 2024
24°

Parcialmente nublado

Feira de Santana, BA

Geral Ação social

Segunda edição da Feira de Saúde do Hospital Clériston Andrade reforça integração e serviços para a comunidade

A programação também tem impactado diretamente os visitantes. Luciana Moreira Marques, cuidadora de idosos, relatou como a feira contribuiu para o seu bem-estar ao fazer o teste de glicemia por curiosidade

22/08/2024 às 16h03 Atualizada em 22/08/2024 às 16h10
Por: Mayara Silva Fonte: ASCOM/HGCA
Compartilhe:

Ascom/ HGCA

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) está promovendo a segunda edição de sua Feira de Saúde, que acontece entre os dias 19 e 23 de agosto. Durante o evento, são oferecidos diversos serviços à população, como testes de glicemia, avaliações de bioimpedância, aferição de pressão arterial e distribuição de preservativos masculinos e femininos. A iniciativa tem como um de seus principais objetivos estreitar a relação do hospital com as instituições de ensino conveniadas, como UNEX, UNIFAN, UNEF, UEFS e UNIFACS.

Segundo Patrícia Martins, coordenadora de estágio do HGCA, a feira não só fortalece a integração entre ensino e serviço, mas também amplia o alcance das ações de saúde. "Essa feira foi idealizada no ano passado e, agora em 2024, retornamos com o propósito de reforçar a colaboração entre o hospital e as instituições de ensino. A ideia é ir além do estágio supervisionado, permitindo que os estudantes também participem de ações socioeducativas e de promoção à saúde", explica Patrícia.

Além de oferecer serviços à comunidade, a feira também aborda temas importantes, como a equidade e a violência contra a mulher, tópicos amplamente discutidos nas atividades realizadas pelos cursos de saúde participantes. Para a estudante de odontologia Vitória dos Santos Lima, a feira é uma oportunidade de aprofundar o conhecimento em questões sociais relevantes. "A experiência permite ao profissional de odontologia o diagnóstico de várias lesões, principalmente aquelas causadas pela violência contra a mulher", destacou.

A programação também tem impactado diretamente os visitantes. Luciana Moreira Marques, cuidadora de idosos, relatou como a feira contribuiu para o seu bem-estar ao fazer o teste de glicemia por curiosidade. "Descobri que estava com índice glicêmico alto, o que me alertou para o risco de diabetes. A feira é muito importante, pois oferece oportunidades para quem não tem condições ou tempo para cuidar da saúde", afirmou.

Com a participação de cursos como biomedicina, enfermagem, fisioterapia, medicina, nutrição e psicologia, a feira demonstra o compromisso do HGCA com a formação de futuros profissionais de saúde e com o atendimento à comunidade, promovendo a conscientização e o acesso a serviços essenciais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias