Quarta, 09 de Outubro de 2024
24°

Parcialmente nublado

Feira de Santana, BA

Geral Redução de mamas

Após 20 anos de espera, mulher realiza o sonho da redução de mamas

A gigantomastia é uma condição em que as mulheres têm seios extremamente grandes, causando dores, desconforto e constrangimento.

22/08/2024 às 16h23
Por: Mayara Silva
Compartilhe:
 Fotos: Fatima Brandão
Fotos: Fatima Brandão

Nesta quarta-feira (21), Tatiana Portela Teles, de 35 anos, viu seu sonho se realizar ao perder mais de 5 quilos de mamas em uma cirurgia de gigantomastia, parte do Programa Municipal de Redução de Mamas Gigantes, realizado no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. Desde 2018, o programa já realizou 300 cirurgias, transformando a vida de muitas mulheres.

Tatiana, que perdeu mais de cinco quilos de mamas após a cirurgia, diz que aguardava há mais de 20 anos por essa oportunidade. "Já tentei em outro mutirão, mas desta vez, no mutirão de 2023, passei por todas as triagens, e o dia mais feliz foi quando me ligaram confirmando a minha cirurgia. Obrigada, Dr. César, e toda a equipe do Hospital da Mulher", disse ela emocionada.

O cirurgião plástico César Kelly Villafuerte Velez, coordenador do PROTG, explica que a gigantomastia é uma condição em que as mulheres têm seios extremamente grandes, causando dores, desconforto e constrangimento. "O Hospital da Mulher é pioneiro nesse tipo de cirurgia, e hoje realizamos uma intervenção que reduziu mais de 5 quilos de mamas. Agora, essa paciente terá uma qualidade de vida muito melhor", destacou o cirurgião.

Segundo Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, o programa já beneficiou mais de 300 mulheres com cirurgias gratuitas. "Hoje é um dia significativo para todos nós, que realizamos em 2023 o 8º Mutirão de Cirurgias de Mamas Gigantes, ultrapassando as expectativas ao oferecer mais de 500 atendimentos em uma manhã. Com a ampliação do centro cirúrgico, estamos conseguindo aumentar nossa assistência", afirmou Gilberte.

O Centro Cirúrgico do HIPS foi recentemente reinaugurado, passando de três para cinco salas de cirurgia, o que permite a realização de mais 30 partos e cinco cirurgias eletivas ginecológicas diariamente, além das cirurgias do programa de gigantomastia. Gilberte também ressaltou que todas as pacientes que passaram pelas quatro etapas do programa receberão assistência completa e acompanhamento ambulatorial gratuito no Hospital da Mulher.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias