A rede social X (antigo Twitter) estava acessível na rede Wi-Fi do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (18). Usuários conseguiram entrar na plataforma pelo aplicativo em celulares conectados ao sinal de internet utilizado por funcionários e servidores da Corte.
Além disso, a rede social também pôde ser acessada em computadores do STF conectados à internet via cabo. O STF informou que não comentaria o caso.
Usuários em todo o Brasil também relataram acesso normal à plataforma na manhã desta quarta-feira, apesar de o bloqueio continuar vigente em nível nacional. Aqueles que tentarem burlar a suspensão, usando tecnologias como VPN, podem ser multados em R$ 50 mil.
Segundo divulgado pela CNN, especialistas indicaram que problemas técnicos, resultantes de uma atualização na plataforma, dificultaram a manutenção do bloqueio.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, pela manhã, que estava analisando a situação e, à tarde, reiterou que a fiscalização do cumprimento da ordem de bloqueio continua, com os resultados sendo reportados diretamente ao STF.