Quarta, 09 de Outubro de 2024
24°

Parcialmente nublado

Feira de Santana, BA

Geral Greve

Universidades Estaduais da Bahia aprovam em Estado de Greve

Na Universidade Estadual de Feira de Santana docentes definiram pelo Estado de Greve.

18/09/2024 às 16h18
Por: Mayara Silva
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com auditórios lotados, as assembleias docentes desegunda-feira (16) aprovaram o estado de greve em todas as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Com ampla maioria, a decisão representa o avanço da mobilização da categoria, que negocia com o governo um plano de recomposição das perdas salariais. O estado de greve vale até a próxima rodada de assembleias, quando os/as professores/as discutirão a proposta que o governo se comprometeu, a partir da força do movimento, a apresentar em reunião da próxima quinta-feira (19). O próximo passo é deliberar ou não pelo início da greve.

Desde o mês de junho, professores e professoras estão com o indicativo de greve aprovado, pois governo só cedeu à mesa de negociação após essa decisão. A proposta de reajuste salarial do movimento docente é de três reajustes de 5,5%, nos meses de janeiro/2025, janeiro/2026 e dezembro/2026, respectivamente, totalizando 17,42% em dois anos (2025 e 2026), com respeito à data-base em janeiro.

"O nosso histórico é de muitas perdas e, na disposição de negociar, já flexibilizamos e muito a nossa proposta de índice de reajuste salarial, principalmente se considerarmos todo o cenário e números levantados pelo DIESSE, que aponta para perdas acumuladas de 35%. Assim, no sentido da flexibilização, apresentamos ao governo nossa última proposta, de três parcelas de 5,5% em dois anos, o que representa um ganho real de 4,1% ao ano. Mas o governo, que começou a negociação com uma proposta de ganho real de 0,7% ao ano e agora chega numa proposta de 1,7% no mesmo índice, não se mostra disposto à flexibilização", explicou Marcelo Lins, presidente da Adusc e Coordenador do Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias