O X (antigo Twitter) removeu nove perfis que foram apontados como pivôs no tensionamento entre Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que motivou a suspensão da rede social no país.
Entre as contas removidas estão, o senador Marcos do Val (Podemos-ES), o influenciador bolsonarista Ed Raposo, o ex-apresentador da Jovem Pan, Paulo Figueiredo e o também influenciador bolsonarista Sérgio Fischer, foram incluídos na lista.
A plataforma recuou da decisão da Corte e enviou uma manifestação ao gabinete de Moraes apontando dois advogados como representantes da plataforma no país. Com isso, o magistrado deu um prazo de 24h para que a defesa comprove a atuação.
Na manhã de quarta-feira (16), a rede social retornou, de forma repentina, para parte dos usuários nos sistemas iOS e Android, e, posteriormente nos desktops. Nesse sentido, o ministro estabeleceu uma multa de R$ 5 milhões diários para caso a rede continuasse funcionando no país, após ‘burlar’ o bloqueio determinado.